Início » Blog » A nova onda: Laser Scanners

A nova onda: Laser Scanners

Tempo de leitura: 5 minutos

Com o aumento da crescente demanda para trazer a realidade para o computador o Laser Scanner vem ganhando cada vez mais espaço no modo de aquisição de dados. Essa tecnologia tem se tornado cada vez mais eficiente.

Bom, está crescendo, se tornando eficiente, mas o que é o Laser Scanner?

O Laser Scanner serve para aquisição de pontos e trabalha de uma forma similar a estação total, porém, adquire milhões de pontos a cada segundo e quando posicionado em diversos locais diferentes, o conjunto de pontos, popularmente chamado de nuvem de pontos, pode ser constituído por milhões e milhões, chegando até a bilhões de pontos.

Com essa quantidade enorme de pontos, a representação do objeto se torna cada vez mais fiel à realidade, e assim, a necessidade de retornar para a área em estudo fica cada vez menor, pois além dos milhões de pontos obtidos, os Laser Scanners também capturam imagens e até imagem termal, como é o caso do Leica BLK360.

As nuvens geradas pelos Laser Scanner possuem precisões altas, podendo chegar até 4mm em 100m dependendo do equipamento. A precisão está relacionada com o tipo do Laser Scanner, se ele é estático ou cinemático.

Laser Scanner Estático

Como o próprio nome diz, o equipamento permanece estático durante a aquisição dos dados. Este tipo de equipamento é mais preciso e existem modelos no mercado que podem alcançar até 2.000 metros. Algumas aplicações são:

  • Arquitetura: gerar modelos 3D
  • Criminalística: reconstrução de cena de crime
  • Industrial: As-Built
  • Inspeção: análise de estrutura, fissuras, eficiência de dissipação de calor
  • Mineração: cálculo de inventário
  • Monitoramento: estruturas como barragens e etc

Alguns modelos de Laser Scanner Estático são:

Laser Scanner Cinemático

Este tipo de equipamento realiza a aquisição de dados enquanto está sendo movido, geralmente possuem precisões mais baixas e o alcance máximo varia de 5 metros até aproximadamente 100 metros e as aplicações podem ser:

  • Engenharia reversa: construção de peças
  • Arquitetura: gerar modelos 3D
  • Criminalística: reconstrução de cena de crime
  • Mapeamento de larga escala: rodovias, árvores, postes, etc

Os Laser Scanners cinemáticos podem ser usados sendo transportados por veículos ou até mesmo por uma pessoa, em modelos de mochilas ou com a mão nos modelos mais compactos, como estes dois exemplos:

Agora que você já conhece as inúmeras possibilidades que o Laser Scanner te proporciona, é hora de conversar com a equipe de consultores da Guandalini e descobrir o melhor plano de aluguel ou aquisição para que você possa utilizar toda essa tecnologia a seu favor.

2 comentários em “A nova onda: Laser Scanners”

  1. Pessoal!

    Muito Bacana este resumo sobre os scanners.

    Venho querendo aplicar o uso dentro de cavernas, em um projeto que minha empresa tem no Pará (vale) e em breve gostaria de marcar um bate papo com vocês.

    O material deste e-mail será de grande valia quando for propor a utilização, seja para o cliente, seja para os meus superiores.

    Abraços!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *