Kits PPK1 x PPK2

Tempo de leitura: 4 minutos.

Tempo de leitura: 6 minutos.

Neste vídeo abordamos algumas características dos kits PPK1 e PPK2. O PPK é um método de posicionamento por satélites, relativo pós-processado. Portanto, devemos estar atentos a estação de referência; estação base que servirá de referência para o pós processamento. 

A utilização na estação base de receptores simples frequência, trarão precisões diferentes quando comparado a utilização de receptores multi-frequência, com mesmo tempo de rastreio. Como ilustração: se tivermos que fazer o levantamento de uma área dividindo em três diferentes voos, realizando assim o transporte da base, a utilização de um receptor L1, simples frequência, pode gerar diferenças devido às precisões que vimos anteriormente. Num comparativo, podemos entender então que a mesma situação, agora utilizando um receptor L1/L2, multifrequência, ao ajustarmos os processamentos encontraremos melhores precisões. 

Uma característica dos kit PPK refere-se a placa GNSS instalada em cada um deles. O kit PPK1 possui a placa Emild Reach M+, enquanto o PPK 2 possui a placa Emild Reach M2. A placa M+ é simples frequência, rastreia sinais GPS, Glonass, Beidou, Galileo, possui 72 canais e uma memória interna de 8GB. Já a placa M2 é uma placa multi-frequência, rastreia sinais GPS, Glonass, Beidou, Galileo, possui 184 canais e 16 GB de memória interna. Ainda com relação a nossa estação base é importante para melhor performance do PPK 2 a utilização de um receptor L1/L2, em especial que rastreie o código L2C, da constelação GPS. Hoje em dia muitos receptores já fazem o rastreio desse sinal, porém, é importante a confirmação junto ao fabricante. 

Temos então algumas diferenças, como a frequência dos kits; a quantidade de canais, o PPK2 possui uma maior quantidade de canais gerando assim um maior volume de dados; a relação com o receptor utilizado como base; a diferença de memória interna entre cada um dos kits e temos também diferenças entre distância de linha de base e tempo para solução de ambiguidade. O kit PPK1 alcança uma linha de base de aproximadamente 20 Km enquanto o PPK2 uma linha de base de 100 Km. O tempo de solução de ambiguidades após inicialização do PPK1 é de 3 a 5 minutos enquanto o PPK2 de 1 a 2 minutos. 

Temos algumas composições que podem ser feitas. A utilização de uma base L1 com PPK1 ou uma base L1/L2 com PPK1; temos também a utilização de base L1 com PPK2 ou a utilização de base L1/L2 com o PPK2. Podemos observar as seguintes características com essas composições. Teremos uma melhor solução de ambiguidades na utilização de uma base L1/L2 com kit PPK2. Teremos também, com relação ao tempo de inicialização, algumas observações, diferenças entre as composições. Há um menor tempo de inicialização para a composição de base L1/L2 com o PPK2. 

O transporte da base é melhor realizado com uma base L1/L2. E com relação a linha de base a combinação do kit PPK2 com uma base L1/L2 garante um maior alcance. Por fim, uma importante característica a ser observada, são as configurações das câmeras utilizadas pelos drones. Os kits PPK Guandalini estão disponíveis para Phantom 4 Advanced e PRO, Mavic 2 PRO e Matrice 200/210. 

Essas questões refletem na precisão do posicionamento nas imagens, uma vez que câmeras do tipo Rolling shutter fazem a captação da imagem em fileiras gerando assim, um efeito de arrasto, enquanto a Global shutter faz uma captação única.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *