Início » Blog » Vantagem do levantamento usando Drone equipado com PPK

Vantagem do levantamento usando Drone equipado com PPK

Tempo de leitura: 5 minutos.

Redução de pontos de controle, este é o conceito que deve vir em mente quando se pretende utilizar a técnica de posicionamento relativo PPK (Post-processing kinematic) para aerolevantamentos utilizando drones. A técnica vem sendo um grande avanço em se tratando principalmente de aerolevantamentos de pequeno porte. Desde o surgimento da aerofotogrametria, a necessidade de pontos de controle sempre esteve presente, sendo de suma importância para a obtenção de um produto preciso e de qualidade.

Implantar pontos de controle não é uma tarefa fácil, ela exige todo um estudo prévio, além da necessidade posteriori de ir a campo, em locais que nem sempre são de fácil acesso ou que possua algum risco, seja por questões ambientais ou sociais, como matas, encostas, aterros sanitários, minas a céu aberto, ou comunidades que possuem um alto índice de criminalidade. Essa etapa de implantar os alvos introduz ao projeto um grande aumento de tempo na execução do levantamento, além claro, de aumentar muito os custos, uma vez que se faz necessário deslocar uma equipe para percorrer todo o terreno implantando e medindo os alvos, além da demora para entregar ao cliente o produto final.

Com o advento do PPK, a necessidade por um grande número de pontos de controle não se faz mais necessário, uma vez que a técnica permite obter as coordenadas precisa do centro de cada foto no exato momento de sua obtenção, introduzindo assim um novo conceito na aquisição de produtos aerofotogramétricos de alto precisão.

Assim sendo, a grande redução dos pontos de controle, diminuí muito o tempo para execução do levantamento aerofotogramétrico, uma vez que a etapa de percorrer o terreno implantando pontos é diminuída, se não eliminada, logo, como no linguajar popular, tempo é dinheiro, ou seja, a execução do levantamento será mais rápida, o que acarreta em uma entrega do serviço em um tempo menor, além da diminuição de gastos com equipes de campo.

A Guandalini Posicionamento, representante oficial da marca Emlid no Brasil, vendo esse mercado, não perdeu tempo, junto de sua equipe de engenharia, desenvolveu os KIT PPK 1 monofrequência (L1) e PPK2 multifrequência (L1/L2C), equipados com as placas receptoras GNSS Reach M+ e Reach M2 respectivamente, para os drones da fabricante DJI, modelos Phantom 4 ADV/PRO, Mavic 2 Pro e Matrice 200/210 e o software de pós-processamento e geotagging GPPK.

Entre em contato com a equipe de vendas da Guandalini Posicionamento para maiores detalhes deste conjunto de solução PPK único, desenvolvido a nível nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *