Início » Blog » X-PAD Ultimate: X-TILT

X-PAD Ultimate: X-TILT

O aplicativo de campo para Android X-PAD Ultimate, recentemente disponibilizou uma ferramenta que possibilita a coleta de pontos com o bastão inclinado, mesmo com o receptor não tendo nenhum tipo de sensor interno, como tradicionalmente é utilizado por receptores disponíveis no mercado, e que já fazem medições inclinada, porém, apresentam um alto custo. Essa ferramenta, por tanto, funciona para pontos coletados por receptores GNSS, bem como pontos coletados por estações totais através de prismas.


Essa tecnologia baseia-se nos sensores IMU (inertial measurement unit) do dispositivo de coleta. O procedimento exige a priori uma rápida e fácil calibração, na qual o dispositivo de coleta pode estar inclinado, e em seguida, no X-PAD, basta seguir a instruções, visualizar a bolha eletrônica e finalizar a calibração.

Uma vez que essa ferramenta se baseia nos sensores da coletora, ela se estende a todos os modelos de receptores GNSS e algumas estações total da fabricante GEOMAX, desde que, o X-PERT da licença não esteja expirado, o que impossibilita os clientes mais antigos de terem acesso a essa tecnologia, sendo necessário sua reativação, a qual possui um custo.

Após a calibração, parte-se para a coleta de pontos inacessíveis, que exigirá que se faça medições com bastão inclinado, sendo necessário a medição do ponto em questão em duas direções, e assim, as coordenadas do ponto serão calculadas automaticamente. Lembrando que isso também vale para coleta de pontos com estações total utilizando prisma.

Obviamente para melhores resultados há algumas recomendações, como já mencionado, utilizar a coletora da forma mais estável possível, o bastão utilizado deve estar com a sua bolha calibrada, e de preferência ao realizar o procedimento de medição com o bastão inclinado em relação a duas direções, o ângulo formado por essas direções deve ser próximo a 90°.

 Sobre os benefícios, essa função por ser compatível com qualquer receptor GNSS ou estação total da GEOMAX que é suportada pelo X-PAD, não requer nenhum hardware especial desses equipamentos. Com essa função a medição de pontos inacessíveis é feita de maneira mais rápida e mais fácil que se comparada aos métodos tradicionais que se baseiam em medições de off-sets e distâncias. Possui uma calibração imediata e resultados acurado.

Para mais informações sobre essa ferramenta, que é uma solução única no mercado, entre em contato com a Guandalini Posicionamento ou como nossos parceiros mais próximos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *